domingo, 18 de outubro de 2009

E sua saúde como anda?

Você já imaginou o que o excesso de comida pode fazer ao seu organismo? A Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, e que pode levá-lo a um infarto, gerar uma Diabetes Tipo 2, e outras doenças graves.

Ficar gordo (a) é a menor das preocupações quando estamos lidando com essa doença que atinge uma enorme parcela da população mundial. Afinal, aquela gordura extra que transparece no seu corpo é apenas um sinal do que esta acontecendo com o seu organismo.

Segundo Dr. Mauro C. a obesidade é o resultado da interação entre o patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e educativo e o ambiente individual e familiar da pessoa. Ele ressalta também que “filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas”.


Quem é obeso precisa ter mais cuidados com a saúde, pois possuem limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gorduras, sobrecarregam a coluna e membros inferiores, desenvolvendo degenerações de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos.

Estresse, ansiedade, má alimentação e falta de exercícios físicos são fatores chaves para o desenvolvimento da Obesidade, que acaba desmotivando e em alguns casos gerando depressão nos indivíduos.

Nos Estados Unidos e na Escócia a justiça tem sido severa com pais que não cuidam da saúde de seus filhos. Recentemente ela tomou a guarda de crianças com menos de 10 anos que já apresentavam obesidade.


Mas não pense que os magros (a) estão livres dos males que os obesos são propensos. A má alimentação pode gerar danos irreparáveis ao organismo da pessoa, mesmo esta mantendo um peso normal. Por isso é muito importante fazer exames de Check Up com freqüência, mantendo uma dieta saudável e uma vida menos sedentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário